11 de agosto – Dia do Estudante

Resultado de imagem para Mensagem de dia do estudante

Queridos alunos,

ser estudante é acreditar que a educação é o alicerce para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É saber que o conhecimento nos liberta dos grilhões da ignorância.

Força, dedicação e coragem na busca de seus objetivos!

Um beijo carinhoso,

Tia Maria Célia.

Experimentando em Ciências – 4º ano A

“No ensino de Ciências, podemos destacar a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (SERAFIM, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A realização de experimentos, em Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática. A importância da experimentação no processo de aprendizagem também é discutida por Bazin (1987) que, em uma experiência de ensino não formal de Ciências, aposta na maior significância desta metodologia em relação à simples memorização da informação, método tradicionalmente empregado nas salas de aula.”

Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 1 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 2 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 3 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 4 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 5 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 6 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 7 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 8 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 9 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 10 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 11 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 12 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 13 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 14 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 15 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A 17 Experiência sobre a clorofila - 4º ano A

Fica a dica!!!

Por que estudar é tão importante?

Muitos jovens tem um desânimo na hora de estudar, porém o estudo é algo muito importante para o sucesso de nosso futuro.

Mulhes estudando com muitos livros

Por que Estudar? Eis a questão. Muitas das pessoas que se fazem esta pergunta são em sua maioria os jovens, muitos deles se perguntam por que estudar. Mas devemos lembrar que sem estudo não somos ninguém, afinal o estudo enobrece o homem e faz com que ele consiga ser alguém digno e com uma ótima profissão.

Quais os benefícios do estudo?

Mão segurando o canudo de formatura

É importante estudar, para adquirir sempre mais conhecimento, e não ser ignorante. A cultura, o modo de pensar, de agir e até mesmo de trabalhar é engrandecido através dos estudos.

Muitos alunos acabam apenas fazendo o básico para passar de ano, e se esquecem de que, além disso, é preciso realmente aprender. Claro, isso se deseja ser alguém na vida, com um bom emprego e um bom salário é muito importante se preparar para trabalhar em uma área que você goste e que trará prazer em realizar e muito sucesso.

Alguns jovens simplesmente abandonam o esforço para estudar, porque poucos ou quase nenhum de seus colegas são reprovados, faltam às aulas e não procuram se dedicar para melhorar suas notas, buscando o caminho errado para tentar ter o sucesso. Porém, é impossível crescer profissionalmente sem estar bem preparado para o mercado de trabalho.

Roda viva com tia Mary 5º ano B

O desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, principalmente nas duas ultimas décadas. Hoje são possíveis realizações que, há pouco mais de 40 anos, faziam parte apenas do mundo da ficção – viagens espaciais, discagens telefônicas entre continentes, retiradas de dinheiro fora do horário bancário, pagamentos eletrônicos, sofisticados exames clínicos, robôs que constroem outras máquinas, etc.

A sociedade, de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação da televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são usos da tecnologia que fazem parte do cotidiano. Ou seja, a sociedade usufrui de tecnologia, na medida em que a realização dessas atividades pressupõe a presença de recursos tecnológicos em algum estágio do processo: na produção do mercado editorial, na produção da mídia audiovisual, no sistema de telecomunicações, nas transações comerciais ou na produção de produtos de consumo.

Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se diferentes códigos de significação (novas maneiras de se expressar e de se relacionar). Além dos meios gráficos, inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam dados e informações, permitindo novas formas de comunicação. A turma do 5º ano B, numa roda viva, ouviu de nossa diretora Mary Aguiar, como a Escola Pirlimpimpim  passou por esse processo de transformação tecnológica e quais os benefícios foram adquiridos ao longo do tempo.

Entrevista Mary - 5º ano B 1 Entrevista Mary - 5º ano B 2 Entrevista Mary - 5º ano B 3 Entrevista Mary - 5º ano B 4 Entrevista Mary - 5º ano B 5 Entrevista Mary - 5º ano B 6 Entrevista Mary - 5º ano B 7 Entrevista Mary - 5º ano B 8 Entrevista Mary - 5º ano B 9 Entrevista Mary - 5º ano B 10 Entrevista Mary - 5º ano B 11 Entrevista Mary - 5º ano B 12 Entrevista Mary - 5º ano B 13 Entrevista Mary - 5º ano B