Frações Saborosas

As aulas sobre frações tiveram um gostinho muito especial para o 5º ano da tia Rejane. Todos colocaram a mão na massa, e de uma maneira divertida e integrados uns com os outros, criaram variadas e deliciosas pizzas, a fim de contextualizarem o conteúdo de sala. Ouvia-Se a linguagem matemática a cada instante e fracionar tomates deixou de ser simplesmente cortar legumes, passando a pertencer a um universo totalmente lógico-matemático.
Após as pizzas prontas foram feitos muito cálculos, comprovando e experimentando as frações equivalentes, impróprias, próprias, números mistos, adição e subtração com frações de denominadores diferentes. Ao serem conectados os aprendizados teóricos com a prática, as crianças fizeram constatações que, as levaram ao equilíbrio cognitivo.
É nítida a satisfação da turma ao poderem comprovar suas hipóteses por meio do experimentar, do tocar, do sentir. Sem dúvida o conhecimento passa a ter sabor, e de “quero mais”.

 

 

 

Teatro de Sombras

Em nossos estudos de Ciências aprendemos conceitos importantes sobre a luz e suas projeções. 

Primeiramente, foi confeccionado o “Teatro de Sombras”, utilizando uma caixa de papelão, papel vegetal e fantoches. 

Utilizando a luz solar ( fonte primária), as crianças puderam observar as sombras projetadas no papel vegetal e suas variações.

Foram estimuladas discussões sobre por que e como essas sombras aparecem; se elas existem só de dia ou de noite também; se elas só ficam atrás do objeto a ser projetado.

Após todo o levantamento de hipóteses, fomos para uma sala escura e manipulando uma lanterna, as crianças experimentaram outros conceitos sobre a luz, como por exemplo, aproximando e afastando o facho de luz do papel vegetal as sombras dos fantoches diminuíam ou cresciam.

Assim, de uma forma lúdica e prazerosa, foram apresentados conceitos importantes da Física, abrindo as portas para a curiosidade e busca de respostas.

 

Comemorações do aniversário da escola

O 5º ano fez lindas homenagens à Tia Mary e ao Tio Javan pelos 44 anos de nossa querida escola.

Além da apresentação de música e dança, tivemos uma experiência muito interessante: uma Roda Viva com a Tia Mary, falando sobre a tecnologia da escola ao longo de seus 44 anos de formação. Concluímos que, independente de qualquer evolução em equipamentos educacionais, o diferencial de nossa escola está no amor, impregnado em cada canto, em cada sorriso, em cada atitude.

Tecnologia ao longo dos séculos é nosso próximo conteúdo a ser trabalhado em História. 

Mercadinho do 5º ano

A Matemática, cada vez mais, tem nos proporcionado opções variadas para construir e reconstruir o conhecimento.

Os alunos experimentaram conceitos e hipóteses interessantes acerca das quatro operações – adição, subtração, multiplicação e divisão.

Usando embalagens de produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza, além de , “dinheirinhos”e máquinas registradoras, simulamos um mercadinho, a fim de serem vivenciadas situações de compra e venda de produtos.

Primeiramente, todas as embalagens foram misturadas. Os alunos fizeram classificações e seriações matemáticas para montarem as prateleiras do mercado.

A proposta seguinte foi de cada dupla fazer suas compras. Antes de irem ao caixa, tinham que realizar os cálculos, usando expressões matemáticas. Os atendentes de caixa faziam as contas novamente e apresentavam o valor. Havendo divergência nos resultados, eram feitas comprovações, por meio da prova real.

Além das questões matemáticas, é preciso ressaltar o trabalho de Empreendedorismo e Ética ao reconstruirmos um ambiente comercial, com suas falhas e acertos e também nosso papel como consumidores.

Estabelecer conexões entre o conhecimento e nossas vivências pessoais e interpessoais é garantia de uma apropriação significativa do objeto de estudo.